sábado, 28 de janeiro de 2017

Significado das palavras hobby e hobbies

Nossa segunda postagem pretende esclarecer duas dúvidas muito comuns: qual o significado das palavras hobby e hobbies e quais as formas corretas de escrever essas palavras.

Hobby e hobbies são duas palavras de origem britânica. A primeira é sua forma no singular; a segunda, sua forma no plural. 

Segundo alguns sites e blogs que se dedicam a informarem os significados e origens das palavras, a palavra hobby deriva de "hobyn", termo arcaico da língua inglesa que designava um "pequeno cavalo" ou "pônei". Mais tarde, aqueles cavalinhos de madeira com os quais as crianças se divertem foram chamados de "hobbyhorse' e, daí a palavra "hobby" foi se desenvolvendo até se transformar em um termo similar ao nosso passatempo. Dizemos "similar" porque nos parece que hobby tem alcance maior do que um simples passatempo.

Para nós, "passatempo" significa qualquer forma de se abstrair de nossas atividades cotidianas. Mas nem sempre significa ter prazer com um passatempo ou fugir do stress de nossa rotina diária. Aliás, alguns "passatempos" acabam trazendo mais stress, mesmo que não o percebamos. Quando não trazem problemas psíquicos de graves consequências. Um exemplo disso são aquelas pessoas que dedicam seu tempo livre a assistirem programas policiais nos quais as tragédias são exploradas ao máximo. Para elas são um passatempo, mas as consequências dessa atividade podem ser desastrosas. Outros passatempos podem ser perigosos, mas não vamos aqui citar todos eles. Cremos que o bom senso deve prevalecer na escolha de nossos passatempos, para não termos resultados contrários aos que procuramos obter. 

Portanto, escolher um bom passatempo, ou melhor, um hobby, pode ser a chave do sucesso para o bem viver, para a alegria e o prazer de desenvolver uma atividade que nos traga um bem físico e/ou psíquico.

É sempre muito bom desenvolver algum hobby que esteja ligado à ação e não à passividade. Um hobby que nos faça emissores e não simples receptores. Isso por que nos fará mais ativos e com a sensação de fazer algo útil a nós mesmos e muitas vezes a familiares e a terceiros. É nessa linha que surge a possibilidade de que um hobby venha a se transformar em uma fonte de renda alternativa.   

Imagine você estar fazendo algo de que gosta muito e sem custo ou até mesmo ganhando para isso!

E, de repente, você poderá estar vivendo de hobbies!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que atente contra a moral e os bons costumes, ou que tenham caráter difamatório ou preconceituoso será excluído.