quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ARTESANATO EM MADEIRA - 1ª PARTE - A ARTE DO ENTALHE

Olá pessoal:

O post anterior, como dissemos na resposta ao comentário do pessoal da "Decorando e Reciclando" nos trouxe duas idéias que pareceram interessantes: a primeira, iniciar um trabalho de filmagem em vídeos curtos a serem postados no Youtube e também aqui no blog, com os artesãos de nossa cidade (Campinas) e região; o segundo, a abordagem em nossos posts sobre a utilização de material reciclado em peças artesanais. Assim, em todas as abordagens sobre hobbies, procuraremos ressaltar a possibilidade de utilização de recicláveis. E tem muita gente fazendo coisas maravilhosas. Já tivemos um aperitivo no post anterior. Tem muita gente fazendo lixo virar luxo.

Bom, a primeira ideia vai esperar um pouco, pois primeiro precisamos adquirir uma máquina para as filmagens e, infelizmente, a grana anda escassa, mas vamos chegar lá; a segunda, já apareceu no post anterior e dentro do possível, em todos os posts que se seguirão.

Vamos parar de conversa fiada e ir ao que interessa. Nosso assunto continua com artesanato e, desta vez, artesanato em madeira. Já deu para perceber pelo título que teremos mais de um post sobre o assunto, isso porque, a madeira é, sem dúvida, um dos materiais mais versáteis para a confecção de artesanatos. Desde os mais sofisticados aos mais simples. Desde a confecção de nichos simples até o entalhe e a tornearia. Desde peças comuns até complexas obras de arte, mas, em todas as vertentes existe um componente comum: a criatividade do artesão ou da artesã. Por isso, vamos por partes.

Nossa primeira abordagem vai recair sobre uma das mais nobres artes em madeira: a arte do entalhe. 

O entalhe em si é uma técnica de trabalhar a madeira com diversas ferramentas de corte e desbaste, entre outras, para obter ao final uma peça com o formato desejado. E aqui, muitas vezes entra também a arte do desenho, pois em geral o artista precisa de uma imagem a ser reproduzida. Claro que muitos artesãos não usam qualquer "matriz" física para suas obras, mas ela estará em sua mente. Da mentalização de uma imagem ou figura, ele passa diretamente para o entalhe. 

Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras e, se for um vídeo, muito mais do que isso. Então vamos ver um vídeo do artista Simião Barbosa fazendo uma pequena amostra de como entalhar uma flor em uma pedaço de madeira chamada caixeta. 



Como vimos, a partir do desenho feito à mão livre na própria madeira, ele desenvolve seu trabalho. Para peças mais complexas usam-se diversas formas de transferência do desenho. 

As madeiras para obras mais complexas e luxuosas devem devem ser de boa qualidade. Entretanto, muitos artesãos utilizam madeiras mais comuns para seus trabalhos e alguns até mesmo trabalham com madeiras reaproveitadas, ou seja, reciclando. Outros trabalham até com madeiras de pallets e de embalagens.

As ferramentas são de diversos tipos, entre elas formões, goivas, facas, escavadores, enxó, martelos de madeira e borracha, raspadores, fresas especiais, régua, esquadros, grosas, limas, lixas, etc, das quais mostramos algumas nas fotos a seguir:








Estas são as ferramentas básicas. Existem formas de entalhes mais avançadas, que são feitas com machado e até mesmo com moto serra.

Desde o início, adotamos aqui no blog a indicação de cursos, livros e e-books referentes ao assunto abordado. Algumas indicações, ou a maioria, são feitas gratuitamente, isto é, não cobramos e nada recebemos por isto; outras, são indicações de produtos dos quais somos afiliados e em caso de aquisição, recebemos uma pequena comissão, que nos ajuda a manter o blog e futuramente, os vídeos que serão postados aqui e no Youtube. Nesse caso, o link direciona para uma página de vendas. Por isso, se alguém se interessar em adquirir algum destes produtos, pedimos que o façam por aqui, pois estarão nos ajudando a manter esse serviço.

Com relação à arte do entalhe, embora tenhamos pesquisado bastante, não encontramos nenhum curso específico para a atividade. Existem vários vídeos no Youtube que mostram dicas e até alguém que iniciou suas postagens com a intenção de ensinar a arte, mas parece que desistiu. Segue abaixo o seu primeiro vídeo:


  
No link abaixo, vocês também encontrão algumas aulas, só que em espanhol.

Segue também o link de sites que abordam o assunto:



Mas nossa pesquisa vai continuar e à medida que obtivermos informações sobre cursos, nós as citaremos aqui. E, se alguém conhecer algum curso nesta área, compartilhe aqui nos comentários.

Finalizando este post, deixamos algumas imagens de entalhes:

Até breve!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que atente contra a moral e os bons costumes, ou que tenham caráter difamatório ou preconceituoso será excluído.