quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Vamos explorar alguns Hobbies?


Mutos são os Hobbies a serem praticados. Cada qual tem mais afinidade com determinados tipos de atividades. Como dissemos antes, a tradução da palavra hobby para a língua portuguesa seria passatempo. Mas cremos que passatempo seja uma palavra muito restrita para alcançar o verdadeiro sentido da palavra "hobby". De fato, podemos pensar que alguém tenha como passatempo o costume de "assistir novelas", por exemplo. Nada contra novelas, mas a pergunta é: o que esta atividade acrescenta em sua vida pessoal, cultural e profissional? Alguém dirá: as novelas de época ou históricas me trazem um acréscimo cultural. Certo! Mas será mesmo? De outro lado, algumas novelas desconstroem a cultura, ao injetarem ilusões nas pessoas. Não em todas, é claro. Mas muitas pessoas acabam equiparando estórias novelescas com a realidade e terminam com profundos sentimentos de frustrações. E isto não é muito saudável.

Demos aqui um pequeno exemplo. Muitas outras atividades não passam assim de mero passatempo, nem sempre saudáveis. Praticar um hobby, no entanto, está ligado ao exercício de uma atividade que lhe traga real prazer e felicidade; que lhe faça se sentir bem; e, via de regra, que lhe traga benefícios físicos, culturais e/ou espirituais. Um exemplo bem simples é o hobby de "fazer palavras cruzadas". Quem gosta dessa atividade não se contenta em não conseguir resolver uma "palavra cruzada". Quando encontra dificuldades para encontrar o sinônimo da charada proposta, vai procurar em dicionários, muitas vezes específicos ou técnicos, até encontrar a resposta e isso lhe traz conhecimento, formação e cultura. E o prazer de ter resolvido um enigma. O lado bom disso é que essa pessoa aprenderá uma caminho para resolver problemas e lhe aguçara o sentimento de persistência. Parece simples demais para ser verdade? Então experimente para ver.

Veja, quando começamos esse blog, que está ligado a nossa vida pessoal, resolvemos descobrir o que significa a palavra "hobby" e o resultado está em nossa segunda postagem. Não tão completo, mas dando uma ideia de seu significado e sua origem. O propósito é que nossos leitores também se interessem pelo assunto a façam suas próprias pesquisas. 

Então, a partir de agora, ou seja, da próxima postagem, vamos explorar melhor alguns Hobbies. Não teremos uma ordem a seguir, seja alfabética ou de importância, nem de relevância. Mas quem estiver seguindo o blog, poderá ter conhecimento de todas as postagens e, se ainda não estiver praticando nenhum hobby, poderá avaliar qual deles lhe pode ser indicado.  

Ao lado disso, sempre que possível, faremos indicações de sites, livros, revistas e cursos sobre o hobby tratado, Quem se identificar com alguns destes Hobbies, já terá um caminho para conhecê-lo melhor. 

Apenas um pedido. Se estiver gostando de nosso blog, compartilhe o seu endereço nas suas redes sociais e mesmo aos seus amigos e parentes.

Abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que atente contra a moral e os bons costumes, ou que tenham caráter difamatório ou preconceituoso será excluído.