sexta-feira, 10 de março de 2017

ARTESANATO EM MADEIRA - 2ª PARTE - A ARTE DA RECICLAGEM 3






Madeira de demolição


Continuando nossa conversa sobre a arte da reciclagem em madeira, neste post vamos abordar a utilização de madeira de demolição na confecção das mais variadas peças, desde simples bancos a mesas, camas, armários, molduras, etc. 

Como já dissemos, a criatividade não tem limites e nossos artesãos utilizam todo tipo de madeira de demolição em suas criações.


Vale lembrar que madeiras de demolição, principalmente de construções mais antigas, apresentam geralmente alta qualidade. São madeiras mais nobres e resistentes, de um tempo no qual ainda não existia tanta preocupação com o desmatamento e com a preservação de áreas de florestas naturais.

Madeiramento de telhados, assoalhos, forros, portas, batentes e até mesmo "dormentes" de estradas de ferro estão entre as matérias primas preferidas daqueles que trabalham com madeiras de demolição.

Existem empresas especializadas em vendas deste material. Em geral, são empresas que oferecem serviços de demolição em troca dos materiais retirados, que não é só madeira, mas tudo o que se pode reaproveitar destas construções antigas.

Mas como nosso foco é madeira, é disso que vamos tratar. A seguir, várias peças artesanais, obtidas com madeira de demolição:


 





Peças com alto grau de dificuldade em suas confecções, o que as tornam requintadas e luxuosas.

Alcançam preço elevado no mercado e, muitas vezes, as madeiras são obtidas gratuitamente em montes de entulho e caçambas.

Mas o que vale e conta aqui é a criatividade e o esmero na fabricação destes móveis.


Apenas para mostrar a grande diversidade que se pode obter em móveis de demolição, compartilhamos abaixo um vídeo do Programa Art et Decór, apresentando uma loja especializada na fabricação e vendas deste tipo de mobiliário. Não se trata, é claro, de artesanato, mas a ideia é dar uma visão geral da variedade de estilos.




No campo artesanal, são raros os artesãos que se dispõe a mostrar seu trabalho em vídeos no Youtube. A grande maioria dos vídeos são de empresas, o que foge aos nossos objetivos. Mas, encontramos um mineiro de Poços de Caldas que "não esconde o leite" e mostra seus trabalhos em inúmeros vídeos. Compartilhamos dois deles, mas vocês podem acessar todos os trabalhos postados pelo Amarildo em seu canal, no endereço abaixo:


Seguem os vídeos:






Como se pode ver, não é bicho de sete cabeças, mas requer certa habilidade no manuseio de ferramentas. Em seus vídeos, Amarildo sempre traz dicas importantes para que quer se aventurar nessa atividade, que oferece um campo interessante para quem quiser fazer dessa arte uma fonte de renda alternativa.

Coincidentemente, quando terminávamos este post, recebemos a notificação de um vídeo postado pelo Rodrigo Pioto da Marcenaria Amadora, com o título de "Suporte rústico para garrafas de vinho". Não falava em reciclagem, mas assistir o vídeo foi uma bela surpresa, pois ele utiliza uma peça de peroba aparelhada de quase 20 cm de cada lado, lembrando muito um dormente de ferrovia. Pelo estado da madeira, percebe-se que é uma peça antiga. Mais interessante ainda foi o formato escolhido para fazer a peça, com o corte realizado com serrote japonês e furos passantes de quase 8 cm. Um trabalho interessante, bonito e original. Marcenaria Amadora é um canal destinado aos hobistas, com vários projetos de gabaritos e de peças de pequeno porte e possui um site, onde, além de artigos, o Rodrigo publica seus projetos, com esquemas, desenhos e medidas e com animação em 3D. Segue o endereço do site:


Segue também o link do canal para aqueles que desejarem visitar e se inscreverem:



E compartilhamos a seguir o vídeo do "Suporte rústico para garrafas de vinho":  

 

Até mais...  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário que atente contra a moral e os bons costumes, ou que tenham caráter difamatório ou preconceituoso será excluído.